segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deus manda Jacó retornar a terra de seus pais - Gênesis: 31:3

A visão da escada de Jacó - Gênesis 28: 10,11,12,13 e 18,19,20

Partiu,  Jacó de Berseba, e foi-se a Harã.
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já  o sol  era posto; e tomou uma das  pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeça, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
E eis que o Senhor estava em cima dela e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado darei a ti e à tua semente.

Então levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; porém, o  nome daquela cidade era dantes Luz.
E Jacó fez um voto a Deus, se Deus fose com ele em tudo ele seria o Deus de sua vida. E a pedra que ele colocou como coluna seria a casa de Deus.


Obs:. Foi necessário Deus colocar uma pedra como travesseiro no caminho de Jacó, Porque Deus precisava ter um encontro com Jacó. Deus tinha uma promessa em sua vida. Depois desse encontro com Deus,  Jacó saiu dali mais crente, mais fiel, mais obediente, naquele momento Jacó passou a ter intimidade com Deus, ouvir a voz de Deus. Não foi em vão que Jacó tomou a benção de seu irmão,Saiu fugido da casa de seus pais, porque Esaú planejava matá-lo.  Porém  já era planos de Deus na vida de Jacó para que a promessa de Deus se cumprisse alguns anos depois em sua vida. Jacó também fez promessa a Deus.
As vezes precisamos de uma pedra como travesseiro,  para termos um verdadeiro encontro com Deus.

Deus manda Jacó tornar à terra dos seus pais. (Gn 31:3)

Passaram 5, 10, 15, 20 anos e Jacó aprisionado ao jugo de Labão, ele  já não aguentava  mais aquele fardo.
Jacó construiu família, cresceu, enriqueceu, porém, ele tinha um vázio em seu coração, Jacó tinha um projeto engavetado a 20 anos, uma chamada ministerial parada a 20 anos.
E satanás começou a falar em seu ouvido voltar por que? seu irmão quer te matar, você já envelheceu, já era,
Campo missionário, nunca mais? não fez quando era moço vai fazer agora! Talvez você esteja na mesma situaçao de Jacó. Jacó agora toma uma atitude, ele precisa pedir perdão ao seu irmão. Levantou-se  tomou sua  família e passou o Vau de Jaboque e fez passar tudo que tinha. Jacó porém, ficou só; e lutou com um anjo e o anjo lhe feriu a coxa; e disse: deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém Jacó lhe disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. O anjo pergunta seu nome e diz:  não chamarás mas Jacó e sim Israel.


Obs:. Jacó insistiu Tanto com Deus e com os homens para ser abençoado, que venceu, irmãos não desista dos seus sonhos e projetos. insista, luta, que  vai chegar a  hora do anjo do Senhor descer com a bandeja de bençãos em sua vida.    
   E lá se foi Jacó com sua família ao encontro de Esaú; Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abençoou; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o, e choraram. Então Jacó chega salvo a cidade de Siquém que está na terra de Canaãn e levanta um altar  e chamou-lhe Deus, o Deus de Israel  (Gn 33:4 e 18).

Deus manda Jacó a Betel a levantar um altar (Gn 35:6,7).
Então disse Jacó a sua família e a todos que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e mudai as vossas vestes; e assim o fizeram.
Assim, chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaãn (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
E edificou ali um altar e chamou aquele lugar El-Betel, porquanto Deus ali tinha manifestado na quando angustiado  fugia diante da face de seu irmão.    

Obs:. Gostaria de frizar este topico: Quando Jacó mandou tirar os deuses estranhos e trocar suas vestes. Para habitar onde seria edificado o altar do Senhor, na terra da promessa. E logo eles obedeceram a ordem dada por Jacó, queridos temos que tirar a idolatria de nosso meio, colocar  vestes novas. Deus hoje esta trocando suas vestes.  Veja o que Jacó passou para tomar posse da promessa de Deus. Assim somos nós, precisamos perseverar e não olhar para adversidades.
Quantos crentes estão morrendo sem tomar posse de sua promessa, porque falta-lhes fé. Na primeira dificuldade foge e não quer mais retornar a sua  casa,  precisamos descer o olheiro e consertar o altar quebrado, para Deus transbordar nosso vaso de Azeite e termos  um verdadeiro encontro com Deus e edificarmos nossa vida espiritual.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário